Página inicial > Projetos de Extensão > Edital Navega Saberes > Uncategorised > Coordenação: Evanildo Lopes Monteiro

Coordenação: Evanildo Lopes Monteiro

Projeto de Extensão - EDITAL 04/2020 – NAVEGA SABERES/INFOCENTRO

TÍTULO: Ações de promoção à saúde, atenção psicossocial e educacional como práticas de integração universitária

As universidades apresentam índices de desistência/evasão, por inúmeros motivos, e aqui se destaca a pandemia da COVID-19, com o emergir dos problemas psicossociais devido o isolamento social, crise econômica e instabilidade emocional, devido as consequências à saúde humana e ao seu contexto social (DIAS SOBRINHO, 2010). Dessa maneira, muitos discentes precisam dos atendimentos psicossociais durante a epidemia da COVID-19 e pós-pandemia, requerem atenção a respeito dos sintomas psicossociais persistentes, complicações associadas (por exemplo, conduta suicida); comprometimento significativo do funcionamento social e cotidiano (como o acadêmico), depressão maior/ unipolar, psicose, transtorno de estresse pós-traumático ou mesmo manifestação de sofrimento agudo intenso que ocasione a ruptura com as estratégias que promovam a vida, reações de raiva, confusão e estresse agudo são comuns durante períodos de quarentena e isolamento, e pós-pandemia, quando iniciar o cotidiano acadêmico. Esses impactos no cotidiano do discente mostram a relevância da implantação de serviços estratégicos de atenção psicossocial. Nesse sentido, é recomendada a implementação rápida e estendida das ações de saúde mental e apoio psicossocial (SMAPS). Esse projeto viabiliza ações de promoção, educação e atendimento psicossocial como práticas de integração universitária, utilizando-se das tecnologias de informação e comunicação (TICS) e posteriormente de atendimentos individuais para discentes das universidades de Belém que necessitem do serviço. Por meio dos atendimentos pretende-se mapear, compreender e endereçar questões de SMAPS para os discentes nesse período de incertezas e preocupações, realizar ações de saúde, promoção e cuidado no período de pandemia e pós-pandemia da COVID-19.