Coordenação: Edficher Margotti

Projeto de Extensão - EDITAL 04/2020 – NAVEGA SABERES/INFOCENTRO

TÍTULO: Adolescentes e bebida alcóolica não combina

A busca por novas experiências e curiosidade por diferentes sensações tornam o álcool uma das maiores preocupações. A bebida alcoólica é comum em festividades, é de fácil acesso por ter sua venda nos mais diversos lugares e valores baixos (CARVALHO, 2017). Mesmo proibido a venda para menores de idade, é considerável o número de crianças e adolescentes que já tiveram contato com a substância, fazendo com que se torne um problema de saúde pública (BRASIL,2017).além da adolescência ser uma fase conflituosa, por ser um período de construção de identidade, podemos considerar, como fatores, o contexto social, cultural e até mesmo econômico para a iniciação precoce do uso álcool, a mídia também é um forte fator, devido a numerosa divulgação comercial existente hoje, contribuindo na formação de hábitos e do estímulo ao consumo (NEVES; TEIXEIRA; FERREIRA, 2015). O uso do álcool em festividades é comum, consequentemente o uso é associado aos momentos de lazer, isso torna um gatilho para que o adolescente busque experimentar. Destaca-se também a convivência, onde adolescentes que já fizeram o uso de álcool influenciam outros a também iniciar tal prática (NEVES;TEIXEIRA; FERREIRA, 2015). O consumo do álcool foi analisado como preditor para o envolvimento em situações de violência, condutas de risco, entre outras situações, já que sob efeito do álcool, é comum de ocorrer que muitos adolescentes perdem o senso crítico, o que impulsiona a comportamentos de risco (CARVALHO,2017). O adolescente permanece boa parte do dia na escola. O sistema escolar inclui um dos melhores ambientes para o desenvolvimento do conhecimento e da aprendizagem, por estar repleto de diferentes regras, costumes, culturas,disciplinas e interação contínua tanto aluno-aluno quanto aluno-educador.