Página inicial > Projetos de Extensão > Editais Proex > Uncategorised > Coordenação: Hilma Solange Lopes Souza

Coordenação: Hilma Solange Lopes Souza

Projeto de Extensão - EDITAL PROEX Nº 01/2020

Título: Ações de prevenção e controle da Hanseníase nas escolas através de educação em saúde e busca ativa de casos na vila de Santo Antônio do prata-antiga colônia de hanseníase

Área: Saúde

RESUMO

A Hanseníase pode atingir pessoas de todas as idades e ambos os sexos, raramente ocorre em crianças. Observa-se que crianças menores de quinze anos adoecem mais quando há uma maior endemicidade, portanto a constatação da doença em crianças em idade escolar funciona como um rastreio da sua prevalência em uma região, visto que elas geralmente contraíram no ambiente familiar ou em seu círculo social. O projeto tem como objetivo fazer um rastreio da doença nas crianças da escola da vila de Santo Antônio do prata, como forma de esclarecer e desmistificar o conceito da hanseníase, que ainda vem sendo tratado de forma estigmatizada. Serão realizadas visitas e atividades de educação em saúde na escola com a população-alvo. Espera-se contribuir para aumentar o índice de diagnóstico precoce e cura da doença.

BOLSISTA:

1. Maiira Roberta Ribeiro Araújo