UFPA e UnB promovem Especialização em Enfermagem em Estomaterapia

• Publicado: Quinta, 26 de Setembro de 2019, 10h22

20190919 113833 1

Em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal do Pará realiza o Curso de Especialização em Enfermagem em Estomaterapia aqui, na capital. Foram ofertadas 10 vagas no processo seletivo para o desenvolvimento de aulas práticas. O curso ocorrerá até o dia 4 de julho de 2020 e é semipresencial, com certificação pela UnB e gerenciamento financeiro da Fundação de Apoio para Pesquisa, Ensino, Extensão (FINATEC). Entre os dias 16 e 19 de setembro, foram realizados os estágios presenciais na área de Estomia.

20190916 091353O Estágio de Belém foi realizado em três instituições públicas: o Serviço de Atenção à Pessoa com Estomia da  URE Presidente Vargas/SESPA, o Ambulatório de Atenção à Pessoa com Estomia do Hospital Ophir Loyola, e no Hospital Universitário João de Barros Barreto. Foram atendidos crianças, adultos e idosos com estomias intestinais e urinárias os quais receberam orientação para autocuidado com estomia, atividades do cotidiano, lazer, atividade laboral, entre outras, visando o processo de adaptação. Entre as complicações da estomia, foram evidenciadas hérnia e prolapso de alça intestinal, que demandam intervenção cirúrgica. Para cada situação foi fornecido encaminhamento por escrito para avaliação do serviço de cirurgia geral da Instituição de origem.

A parceria visa oportunizar a participação de enfermeiros paraenses, e a proposta foi concretizada durante a aula inaugural do curso em Brasília, coordenado pela professora Ana Lúcia da Silva. A professora Regina Ribeiro Cunha, estomaterapeuta, docente da faculdade de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde/UFPA, é responsável pelas atividades a serem desenvolvidas na capital paraense, com a colaboração das estomaterapeutas Lisiany Moreira e Odenilce Pereira, com os enfermeiros matriculados para a prática.

Segundo a professora Regina Ribeiro Cunha, a especialização foi uma estratégia para oportunizar a participação de enfermeiros da região Norte a realizarem essa especialidade. Poder oferecer um curso cujo conteúdo teórico seja transmitido em tempo real poderá facilitar a participação de enfermeiros de diversas regiões paraenses.

Enfermeiros participantes – Ao todo, quatro enfermeiros paraenses foram aprovados para realizar o curso. São eles: Carlos André Reis, enfermeiro do Hospital Regional de Tucuruí/PA; Luciana Cunha, enfermeira do Hospital Municipal de Parauapebas/PA; Denize Gomes, enfermeira no Hospital Regional de Araguaína/TO; e Ingrid Leite, docente do Centro Universitário da Amazônia em Santarém-PA, que fará prática em Brasília-DF.

Sobre o curso – O curso de Pós-Graduação lato sensu na área de “Enfermagem em Estomaterapia” tem como objetivo capacitar o enfermeiro na assistência às pessoas com estomia, fístulas, cateteres, drenos, feridas agudas e crônicas e incontinências urinária e anal.

O curso é composto por atividades práticas, com estágios nas áreas de estomias, incontinências e feridas, seminários e avaliação escrita (provas), e apresentação do TCC. O curso se iniciou dia 6 de abril e irá até de 4 de julho. Ao final, contabilizará 480h.

Os candidatos realizaram, também, nos dias 20 e 21 de setembro, uma série de provas, workshops e seminários relacionadas com o tema. A turma também realizará estágios na área de Incontinências, em Brasília, e Feridas, em Brasília ou Belém. O TCC será defendido a partir de julho de 2020, na UnB.

Texto: Raquel Brasil e Rafael Miyake - Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado no Portal da UFPA em 25/09/2019.